Dicas de  ferramentas para criar vídeos animados

Os vídeos animados estão fazendo muito sucesso na internet e esse pode ser o momento certo para investir nesse tipo de abordagem mais descontraída e dinâmica em seu conteúdo, seja ele empresarial ou educacional.

Basta dar uma olhada em suas redes sociais, como o Twitter, o Tumblr e o Facebook para ver o quanto gifs e vídeos animados se tornaram populares. As mais variadas marcas e figurasjá trabalham com esse tipo de conteúdo e ele além de ser visualmente mais atrativo, gera mais engajamento por parte da audiência.

Esse tipo de conteúdo, considerado brega e inútil até poucos anos atrás, ganhou poder com a modernização da internet, dos servidores, e do aumento da velocidade das conexões. Basta notar o número de compartilhamentos, comentários e likes que esses vídeos e imagens ganham, para perceber o quanto eles já caíram no gosto de todos.

Existem algumas ferramentas online que possibilitam que você faça imagens e vídeos animados de forma muito simples.

Quer conhecer e deixar seu conteúdo muito mais atrativo? É só continuar lendo 😉

Ferramentas para criar imagens e vídeos animados

  1. Wideo

Wideo é uma ferramenta bastante completa e intuitiva, totalmente online, que permite que você faça vídeos animados utilizando diferentes objetos disponíveis na plataforma. Você escolhe a imagem, configura a animação e pronto. É bastante simples e o resultado é muito bacana!

Existem também alguns templates pré-definidos que você pode utilizar caso esteja com pressa ou não tenha muita noção sobre animações.

O único problema é: o programa é pago. Custa U$59 dólares por mês. Você pode testá-lo gratuitamente por 7 dias, mas nessa versão, seus vídeos podem ter apenas 14 segundos e ficam com créditos finais do Wideo.

  1. GifUp

Que tal criar um Gif animado com algumas imagens do seu próprio site?

Umas das funcionalidades do GifUp, além de permitir o envio de imagens do seu computador ou webcam, é a possibilidade de pegar imagens diretamente de um site ou do Flickr.

Além do mais, a ferramenta permite a adição de pequenos efeitos nos frames, como a aplicação de alguns filtros e inserção de textos, ampliando as possibilidades de utilização do conteúdo.

  1. Muvisu

Muvisu é uma aplicação online que permite que o usuário crie personagens em 3D e animações de forma simples e rápida. A ferramenta realmente anima os objetos e inclusive permite que o áudio seja sincronizado automaticamente com os movimentos da boca dos bonequinhos e muito mais.

Essa ferramenta possui uma versão gratuita, que vale por 7 dias, mas ela possui algumas limitações, como número de cenários, personagens e inserção da marca d’água da empresa nos arquivos finais.

  1. CreateAGif

Muita gente não gosta de usar ferramentas online de criação de Gifs pela limitação no envio de imagens que a maioria delas apresenta. Porém, o CreateAGif aparece como uma solução para essa questão.

A ferramenta, além de permitir o envio de até 20 imagens, ainda lhe dá três opções de velocidade de exibição. Elas podem aparecer de forma rápida, normal, devagar e o que eles chamam de “Nice Slideshow”, com duração de apenas 3s.

  1. Showbox

Showbox funciona basicamente como um editor de vídeos online, mas ele tem um diferencial poderoso que vai ajudar muito na hora de criar vídeos animados para seu negócio. Utilizando alguns templates disponibilizados pela plataforma, é simples fazer vídeos cheios de interatividade e muito mais atrativos visualmente.

Você carrega seus vídeos e fotos, insere legendas, escolhe como isso tudo vai aparecer no template e pronto! Fica incrível.

A plataforma é paga, mas possui um período de teste gratuito. Durante esse tempo de teste, seus vídeos ficarão com créditos finais dedicados ao Showbox.

  1. Video Scribe

Você provavelmente já assistiu alguma animação no estilo “Draw my life” – aqueles com desenhos a mão – e ficou morrendo de vontade de fazer a sua, mas acabou desistindo por não ter habilidade com desenhos ou tempo e espaço para gravar suas ilustrações.

Pois então, o Video Scribe veio pra mostrar que você não precisa ser ilustrador profissional ou ter uma grande equipe de produção para fazer vídeos nesse estilo. Com uma coleção enorme de imagens e infinitas possibilidades de customização, você faz seu vídeo sem grandes dificuldades. Basta escolher um desenho, definir os textos e como eles vão aparecer, escolher a mão que faz o desenho e pronto!

E o melhor é que, segundo eles, esse tipo de vídeo pode aumentar o aprendizado em até 70% e é muito mais memorável e propenso a ser compartilhado.

A ferramenta custa $29 por mês, mas oferece um período de teste em que você pode usar todas as suas funcionalidades.

  1. Make a Gif

Quer mais opções para começar a produzir seus Gifs e ter imagens e vídeos muito mais divertidos? O Make a Gif tem várias! Com essa ferramenta você pode produzir seu conteúdo animado através de fotos e também vídeos de seu computador, de imagens da sua webcam e também a partir de outros Gifs pré-definidos.

Além do mais, a ferramenta ainda funciona como um ambiente para hospedar seus Gifs e você pode fazer links para o conteúdo diretamente em sua galeria.

8.WhatFix

Criar tutoriais e conteúdos de passo-a-passo pode ser muito mais simples usando essa ferramenta.

Com o WhatFix, você cria fluxos animados e depois pode embedar esse conteúdo em seu site ou outro ambiente virtual, ou exibi-lo na própria galeria da ferramenta. Além do mais, clicando na opção “see live”, você vê os passos exibidos no próprio site ou ambiente virtual.

O WhatFix oferece suas ferramentas básicas gratuitamente e para começar a usar você só precisa instalar uma extensão em seu navegador do Google ou Firefox. É simples e vai deixar sua comunicação muito mais dinâmica!

Curtiu o post? Então conheça nosso blog e conte o que achou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *