SEO – Como Escolher Palavras-Chave Certas

Como Escolher Palavras-Chave Certas Analisando a Concorrência

A competição pode ser assustadora, especialmente quando se trata de SEO e de como escolher palavras-chave ideais.

Ao tentar classificar para uma palavra-chave, você pode competir com um estagiário júnior, ou você pode competir com uma empresa que trabalhe com SEO avançado.

Normalmente, você estará competindo com outros profissionais de SEO em torno do seu próprio nível de habilidade, mas nem sempre esse é o caso.

A boa notícia é que, se você separar um tempo para fazer uma análise abrangente de concorrência de palavras-chave, você vai ser capaz de escolher palavras-chave que não foram alvo dos profissionais de SEO mais habilidosos em seu nicho.

Embora isso possa gastar muito tempo agora, você vai economizar muito mais no longo prazo.

Supondo que você já está produzindo conteúdo de qualidade, você conseguirá muito mais facilmente fazer esses conteúdos serem vistos e classificá-los altamente nos rankings do Google e outros motores de busca.

Você vai precisar exponencialmente de menos backlinks, o que vai economizar uma tonelada de tempo e dinheiro.

Na verdade, há apenas uma pequena quantidade de palavras-chave de baixa concorrência, em um nicho, num determinado período (novas palavras-chave surgem como outras desaparecem), mas isso é tudo que você precisa.

Posicionar para apenas uma quantidade de palavras-chave de baixo volume, mas de baixa concorrência, vai iniciar o seu tráfego de busca orgânica. O tráfego tem uma tendência de crescer exponencialmente.

Ao construir sua autoridade e confiança com os visitantes e os motores de busca, você vai ser capaz de começar a posicionar para termos mais competitivos, sem qualquer novo investimento importante.

Eu vou te mostrar um método detalhado de como escolher palavras-chave para você direcionar. Nada disso é muito complicado, mas dá um grande trabalho. Esteja preparado para começar agora e isso vai lhe poupar esforço a longo prazo.

Porque nenhuma análise de concorrência é perfeita

Antes de começar, há algo importante que você precisa aprender.

Análise de concorrência da palavra-chave é uma estimativa da competição por uma palavra-chave, mas não é uma ciência.

Só porque uma palavra-chave parece ser fácil, ou mais fácil do que outra palavra-chave para classificar, não significa que será assim em todos os casos.

Sim, análise de concorrência é muito útil. Ela lhe dará uma boa ideia do nível de competição que você irá enfrentar e onde estão suas oportunidades.

No entanto, lembre-se de que seus resultados não serão sempre precisos. Há 2 razões principais para isso.

Em primeiro lugar, ninguém sabe o que o Google está pensando: Mesmo sabendo quais fatores de ranking são os mais importantes, não podemos quantificá-los exatamente.

Sua análise da concorrência é um reflexo de como você acha que o Google classifica sites. Mas até mesmo equipes de analistas muito inteligentes não são capazes de recriar o algoritmo de classificação do Google.

Isto significa que a nossa metodologia de análise da concorrência não é 100% exata.

Além disso, o Google muda constantemente seu algoritmo (cerca de 500 vezes por ano)

Assim, mesmo se você é capaz de prever perfeitamente o nível de competição para uma palavra-chave hoje, isso poderá mudar facilmente em algumas semanas ou meses.

Em segundo lugar, há um equilíbrio: Ao fazer a análise para escolher palavras-chave, você sempre terá de enfrentar um equilíbrio entre eficiência e precisão.

Quanto mais fatores do ranking você analisar, mais recursos (tempo e dinheiro) você vai precisar para fazer a sua análise de concorrência.

Se você só levar 1 ou 2 fatores de ranking em conta, você poderá fazer a análise de concorrência rapidamente, mas não vai ser muito precisa. Ao adicionar mais fatores de ranking na equação, você começa a obter resultados mais precisos, mas demandará mais tempo.

Cabe a você decidir sobre um bom equilíbrio entre eficiência e precisão para a sua situação.

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